Olha que linda!

Olha que linda!

Páginas

2 de outubro de 2012

Quem sou como professor e aprendiz


O verdadeiro significado de ser um professor aprendiz


Antes de refletir e falar sobre “quem sou como professor e aprendiz”, é importante salientar que o indivíduo que decide por esta profissão, precisa amar esse ócio e ter dom em lecionar, pois trabalhar com a Educação de seres humanos é uma dádiva divina, logo não se restringe apenas em transmitir conhecimentos, mas, contribuir na formação do caráter de milhões de indivíduos que depositam, muitas vezes, a sua vida como um todo em nós, não meros professores, mas, educadores.

Ser professor é uma responsabilidade de suma importância, pois lidar com vidas requer de nós muita dedicação e por que não dizer competência. A figura do professor para muitos têm sido de exemplo de vida para a formação de caráter e personalidade, seja ele profissional, pessoal e etc.

A Educação hoje vem acompanhada de inúmeras informações, principalmente as tecnológicas que tem influenciado muito dentro das escolas.


O professor que não procurar se interagir e tornar um aprendiz dessas informações, ficará ultrapassado e sem grande utilidade. Precisamos nos conscientizar que a atualização constante de informação de qualquer profissional, independente de sua área de atuação, necessita acontecer.

A aprendizagem é um processo que precisa ocorrer ao longo de toda a vida, seja para a atualização profissional ou não, aprender nunca é demais e nem tarde.

Acredito que quanto mais velhos e amadurecidos vamos ficando, mais fácil o processo de aprendizagem acontecerá, pois as experiências que adquirimos ao longo da vida, nos ajudará para a aquisição de conhecimentos novos, fazendo assim, uma ponte entre informações novas com os “conhecimentos prévios” que já possuímos.

O professor e educador necessita ser um eterno aprendiz de qualquer tipo de informação. Aprender a aprender sempre, como dizia Paulo Freire, sábias palavras.

0 comentários:

Postar um comentário