Olha que linda!

Olha que linda!

Páginas

2 de outubro de 2012

As novas tecnologias


A escola e as novas tecnologias



O vídeo do prof.º Ladislau Dowbor sobre “as novas tecnologias” fala da real situação de como a Educação, ou melhor, as escolas vêm lidando com essas tecnologias, que, por incrível que pareça, de maneira tradicional e precária.

Atualmente, as propostas das escolas não foram modificadas pensando nas novas informações e tecnologias que nossos alunos têm acesso, o currículo precisa ser mudado e reformulado, não só o currículo, mas o planejamento, a maneira de dar aulas para poder acompanhar a modernidade que todos os dias batem em nossas portas através da televisão, internet, etc.

Segundo o professor Laudislau “Uma escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos e articuladora em diversos espaços de conhecimentos.”

Com isso, atrapalha também a aprendizagem de alunos, professores e gestores, pois se a proposta de uma escola tende a ser tradicional, irá formar alunos tradicionais, sendo assim, professores e gestores tradicionais também. Se o currículo for mudado inserindo as tecnologias, nas quais, temos acesso a elas todos os dias, seremos gestores, professores e educadores atualizados formando alunos antenados com a informação. Porém, não baste a escola oferecer recursos para isso acontecer, mas o interesse tem que partir de cada um de nós.

Outra frase citada no vídeo “A cabeça não tem que ser bem cheia, mas tem que ser bem feita.”(Montein, séc XVI na França) Este pensamento caracteriza muito bem a escola tradicional, acompanhada de acúmulo de informações aos alunos, sendo que essas informações sempre sem significado para o aprendizado. Toda informação que for passada para se tornar conhecimento e facilitar o processo de ensino-aprendizagem necessita ter significado para o dia a dia.

Quem se interessar, acesse o vídeo e assista!


0 comentários:

Postar um comentário