A
atividade proposta foi falar sobre Webquest e responder algumas
questões relacionadas a este assunto.
A
webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase
todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da
própria web. Trata-se de uma atividade didática de aprendizagem,
que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual para
se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas
para o ensino fundamental, médio e superior.
Geralmente, a webquest é elaborada por um professor com questões para serem
solucionadas pelos alunos. Ela sempre parte de um tema onde se
delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação
como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são
mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, em
geral, selecionadas pelo professor.
As
webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios
alunos vão construindo seu conhecimento. Através do cumprimento das
tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e
armazenando-as. Suas estratégias de aprendizagem ajudam os
estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo
e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que
sozinhos. Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades
cognitivas dos alunos.
Para
desenvolver uma webquest é necessário criar um site que pode ser
construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com
um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Os passos
para a criação da webquest são os seguintes:
a)
introdução: nela você deverá apresentar as informações básicas
da pesquisa aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na
atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o
interesse deles para realizar o trabalho, motivando-os para começar;
b)
tarefa: descrever o que os alunos deverão elaborar durante o
projeto, propondo um percurso a ser percorrido até o final dele,
sem, entretanto, dá-los um produto pronto/acabado;
c)
processo: fornecer descrições das etapas que os alunos deverão
seguir para a realização do trabalho, incluindo orientações sobre
como subdividir as tarefas;
d)
recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de referências
bibliográficas a serem consultadas para a realização das tarefas.
e)
conclusão: corresponde à finalização da tarefa proposta. Nela o
professor deve apresentar um resumo que levará o aluno à reflexão
da atividade com o objetivo de reconhecer o que foi aprendido.
Um
tópico bastante comum na webquest é o intitulado de avaliação.
Nesse tópico, o professor irá explicar os critérios que serão
utilizados para avaliar o desempenho do aluno para com o seu
trabalho. Após a elaboração desses tópicos, basta que o criador
da webquest poste-a na internet. Como dito anteriormente, para fazer
isso, será preciso hospedar a webquest num servidor.
Pedagogicamente
falando, a utilização da webquest pode ajudar o educador a alcançar
objetivos educacionais importantes, tais como:
a)modernizar
o jeito de se fazer educação, já que as webquests fazem o uso da
internet, o que é uma maneira de praticar uma educação sintonizada
com nosso tempo;
b)
garantir o acesso a informações autênticas e atualizadas, pois os
professores têm também o objetivo de selecionar as fontes de
pesquisas para se obter informações confiáveis;
c)
promover aprendizagem cooperativa;
d)
desenvolver as aptidões cognitivas, pois a webquest oferece
oportunidades para o desenvolvimento das habilidades do conhecer;
e)
incentivar a criatividade.
f)
transformar as informações existentes ao invés de apenas
reproduzi-las, tendo em vista a necessidade de solucionar as questões
e metas propostas pela webquest.
As considerações acima retirei do site Wikipédia.
Começam as minhas considerações sobre este assunto:
Os
benefícios encontrados nesta proposta são vários e um deles e
fundamental é a interação do aluno com o professor e vice-versa na
construção do conhecimento.
As
possibilidades de uso desta tecnologia durante a realização de um
projeto são enriquecedoras, pois de uma maneira diferente e atrativa
o professor interage com o aluno para solucionar problemas propostas
para uma determinada atividade e depende muito da faixa etária que
se destina.
O
professor planeja um determinado assunto que queira ser trabalhado
com seus alunos e os alunos buscam as devidas soluções para as
atividades propostas por meio online.
A
interação se dá de maneira mais rápida e atrativa para ambos. Uma
ferramenta nova para alguns, diferente e diversificada para outros.
A
construção do conhecimento é fundamental neste processo de
aprendizagem.
3 comentários:
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Sou António Batalha, portugues e cristão evangelico. Deixo a minha benção, e a paz de Jesus.
PS.Ao seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog, para que possa segui também.
Obrigada pelos comentários. Fico muito feliz quando nosso trabalho é reconhecido. O meu objetivo como profissional em educação é sempre compartilhar conhecimentos. Bjs.
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