A
escola e as novas tecnologias
O
vídeo do prof.º Ladislau Dowbor sobre “as novas tecnologias”
fala da real situação de como a Educação, ou melhor, as escolas
vêm lidando com essas tecnologias, que, por incrível que pareça,
de maneira tradicional e precária.
Atualmente,
as propostas das escolas não foram modificadas pensando nas novas
informações e tecnologias que nossos alunos têm acesso, o
currículo precisa ser mudado e reformulado, não só o currículo,
mas o planejamento, a maneira de dar aulas para poder acompanhar a
modernidade que todos os dias batem em nossas portas através da
televisão, internet, etc.
Segundo
o professor Laudislau “Uma escola deve ser menos lecionadora e mais
organizadora de conhecimentos e articuladora em diversos espaços de
conhecimentos.”
Com
isso, atrapalha também a aprendizagem de alunos, professores e
gestores, pois se a proposta de uma escola tende a ser tradicional,
irá formar alunos tradicionais, sendo assim, professores e gestores
tradicionais também. Se o currículo for mudado inserindo as
tecnologias, nas quais, temos acesso a elas todos os dias, seremos
gestores, professores e educadores atualizados formando alunos
antenados com a informação. Porém, não baste a escola oferecer
recursos para isso acontecer, mas o interesse tem que partir de cada
um de nós.
Outra
frase citada no vídeo “A cabeça não tem que ser bem cheia, mas
tem que ser bem feita.”(Montein, séc XVI na França) Este
pensamento caracteriza muito bem a escola tradicional, acompanhada de
acúmulo de informações aos alunos, sendo que essas informações
sempre sem significado para o aprendizado. Toda informação que for
passada para se tornar conhecimento e facilitar o processo de
ensino-aprendizagem necessita ter significado para o dia a dia.
Quem se interessar, acesse o vídeo e assista!
0 comentários:
Postar um comentário